Facebook diz que removeu vários aplicativos de terceiros da sua plataforma


Gigante da tecnologia estão cada vez mais pressionadas a serem sérias no que tange ao tratamento dos dados dos seus usuários. 

Houve um drama no ano passado quando se descobriu que uma empresa de nome Cambridge Analytica recolhia dados dos usuários do Facebook, de modo a construir perfis de vários cidadãos, principalmente Norte-americanos, para tentar influenciar as eleições passadas a favor do candidato republicano Donald Trump. 

Por causa desta fuga de dados o CEO do facebok, Mark Zucekerberg teve de ir responder diante do congresso americano para explicar como a sua empresa maneja os dados dos usuários. 

Como os dados obtidos pela Cambridge Analytica naquela época foram recolhidos por um aplicativo que usou o API do Facebook (o app foi feito para a plataforma Facebook), a gigante começou a fazer uma análise de cada aplicativo antes permitir que este faça parte do seu ecossistema. 

O assunto do da Cambridge analytica resultou numa multa de cerca de 5 biliões de dólares cobrados do Facebook pelo Federal Trade Comission (comissão federal de comercio) dos estados unidos. 

Então recentemente o Facebook, através dum blogue, deu o seu comunicado sobre o estado actual das análises e investigações que tem estado a conduzir desde marco do ano passado (tempo em que o escândalo da Cambridge analytica estava no seu ápice). 

O Facebook comunica que houve, na verdade, “dezenas de milhares” de aplicativos que foram removidos da sua plataforma como resultado das investigações que tem estado a conduzir. 

Segundo o comunicado da empresa, entre os critérios usados na identificação dos aplicativos para a investigação (alem da quantidade de usuários e dos dados que o app tem acesso) estão sinais associados ao potencial que o aplicativo tem de abusar as políticas do Facebook. 

Segundo o Facebook, se houver suspeitas sobre um comportamento desviante dos aplicativos, uma investigação “mais intensiva” que inclui uma análise técnica do comportamento do aplicativo, até a proveniência do seu developer será feita. 

Segundo o comunicado, o Facebook conseguiu analisar milhões de aplicativos nesta investigação, dos quais dezenas de milhares foram removidos da plataforma e se diz estarem associados com apenas 400 developers. 

Mas o Facebook diz que muitos destes aplicativos estavam apenas a testar. 

“É importante entender que os aplicativos que foram suspensos estão associados a 400 developer. Isto não é necessariamente uma indicação de que estes aplicativos estavam a representar uma ameaça para pessoas. Muitos não estava ao vivo mas estavam ainda na fase de testes quando os suspendemos” disse o comunicado da rede social. 

Uma outra razão que o levou o Facebook a suspender muitos aplicativos foi o facto dos seus developers não terem respondido a solicitações feitas exigindo mais informações. 

O Facebook diz ter banido completamente alguns aplicativos que estavam explicitamente a abusar de dados na plataforma, partilhando dados de usuários, obtidos do Facebook de forma inapropriada, colocando ao publico dados de usuários sem se preocupar com a proteção das suas identidades. 

Em casos mais severos há informações de o Facebook teve até de processar aos desenvolvedores. 

No comunicado o Facebook diz que processou uma empresa sul-coreana de análise de dados que falhou em cooperar com a investigação que esta ser conduzida. 

O LionMobi e JediMmobi que usavam o Facebook para infectar telefones de usuários e roubar dados pessoais dos usuários também estão a ser processados pelo facebook. 

Facebook diz que removeu vários aplicativos de terceiros da sua plataforma Facebook diz que removeu vários aplicativos de terceiros da sua plataforma Reviewed by Ângelo Carter on October 01, 2019 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.