Google está a ser escrutinada porque quer introduzir uma nova forma de esconder dados de quem navega pela internet
A gigante de tecnologia, Google, está a ser escrutinada por investigares do congresso americano por causa de um projecto de encriptação de tráfego da internet que pretende fazer através dum novo protocolo de internet.
A preocupações aqui é se este novo sistema poderia dar vantagens à Google sobre os seus competidores de forma injusta, como também se pretende saber e os dados colectados durante o uso deste no protocolo não serão usados para fim comerciais.
Há informações de que os investigadores norte americanos tiveram que consultar, através duma carta, à Google sobre a sua decisão, se vai adotar este protocolo ou pelo menos promover a sua adopção, e a empresa mãe da Google chamada Alphabet respondeu dizendo que é destinado para melhorar segurança da internet.
Vale lembrar que no ano passado Mark zuckerberg teve de ir responder diante do congresso por causa dum escândalo colossal quando se descobriu que haviam sido colectados dados de mais de 80 milhões de usuários da rede social, pela cambrigde analytica.
Por isso usuários de serviços online, principalmente destas gigantes que possuem "zilhões" de dados de "zilhões" de pessoas, cada vez mais se importam com o paradeiro de seus dados pessoais.
A Google o estará testando esta encriptação em 1% dos usuários do seu navegador, o Google Chrome.
Espera-se que este novo sistema de encriptação coloque uma barreira mais dura para piratas maliciosos que querem roubar dados com sites cópias falsos e bisbilhotar sites.
Porem existem empresas que temem que esta ideia poderia ter efeitos negativos no ecossistema competitivo na internet, por que, dizem, se usuários de navegadores se moverem em massa para este novo sistema, as empresas fornecedoras de serviços de internet estariam bloqueadas do acesso a muitos dados dos usuários, o que daria à Google uma vantagem injusta.
Outra preocupação apresentada é a de que a Google poderia puxar os usuários do seu navegador, Chrome, a usarem os serviços da gigante de pesquisa que suportam o protocolo.
Porem a Google nega que pretenda fazer isso, “a Google não tem planos de centralizar ou mudar os fornecedores DNS para Google por padrão” diz a empresa através dum porta-voz. “qualquer afirmação de que nos estamos a tentar ser um fornecedor de DNS centralizado, é imprecisa”.
Vale lembrar que a Google tem o seu próprio serviço de DNS por isso é que surgem preocupações de que agigante poderia concentrar o controle de grande parte do tráfego da internet.
Há também informações de que ISPs (Fornecedores de Serviços de Internet) reclamaram a legisladores por causa do facto de que a maioria do tráfego da internet mundial esta a acontecer através do navegador da Google, o Chrome, ou pelo sistema operativo mobile também pertencente a Google , o Android, isto poderia concentrar o controle do trafico da internet nas mãos da Google inibindo a competição em publicidades, por exemplo, e outras industrias.
Segundo a Google, a empresa esta a favor dessa tecnologia para melhorar a privacidade e a segurança que como também acredita que estas mudanças em seus navegadores poderão deixar garantir aos seus usuários o controlo sobre que partilha os seus dados.
A Google não é único gigante debaixo de escrutínio, outras gigantes como o Facebook, a Amazon e a Apple também para verificar se estes “titãs” estão envolvidos em comportamentos que suprimam um ambiente de livre competição com outras empresas.
Google está a ser escrutinada porque quer introduzir uma nova forma de esconder dados de quem navega pela internet
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:

No comments: