Espertalhões: Descobriu-se um golpe onde uns aplicativos Android davam muito dinheiro aos seus donos por serviços muito básicos
Há uns peritos de segurança electrónica da Sophos que estão a avisar da existência dum golpe que esta a ser usado para cobrar excessivamente a muitos usuários de certos aplicativos por serviços muito básicos que estes providenciam no Android.
Na loja Play Market, existem aplicativos que oferecem a possibilidade do usuário usar versões “trial” de borla para aplicativos que na verdade são para subscrições pagas, por um tempinho e sendo depois cobrados.
Esse é um tipo de negocio que na verdade existe e é legal no Play mMarket, você pode baixar um aplicativo premium (pago), instalar e usar de borla por um dado período sem quais quer cobranças, mas terminado o perioda da graca, se o usuário do app não tiver optado por não continuar a usar-lo informando aos seus desenvolvedores, ou se o não tiver desinstalado do seu dispositivo, os donos cobram o dinheiro estipulado para o uso dos seus servicos.
Segundo a sophos, enquanto desenvolvedores de aplicativos normais cobram apenas poucos dólares/euros , os “espertinhos” de que se fala cobram até algumas centenas de dólares ou euros dos seus usuários (vitimas) por funções muito simples dos seus aplicativos.
Estes aplicativos foram cuidadosamente projectados para fazerem o que fazem sem estar a violar as regras estabelecidas pela Google na Google Play, porque a forma come eles conseguem “estorquir” dinheiro dos seus usuários não é tradicionalmente tida como uma atividade maliciosa, eles conseguem assim fintar as regras estabelecidas no ecossistema do Google play.
Segundo os experts quando você instala esses aplicativo ele te da prompt para um sign up para um período da versão trial muito curto, muitas vezes de três dias, através duma interface dentro do próprio aplicativo. Depois usa um “truque”, que é te pedir “obrigar” a introduzires algum método de pagamento antes de poderes usar o aplicativo no teu celular, e o que muito na conseguem perceber ao fazer os procedimentos, é que quando queres desistir de usar o aplicativo no teu dispositivo, torna-se necessário avisar claramente e explicitamente aos developers que já não queres continuar a usar o aplicativo para cancelar os métodos de pagamento que foram introduzidos.
Porque muitos usuários inocentes acham que se desinstalar o aplicativo do dispositivo, significa que tudo esta resolvido são pegos de surpresa neste “truquezinho”, porque os desenvolvedores não veem isso dessa forma (espertinhos).
Este modelo de fazer negócio está, na verdade, por um fio na observação da ética, mas como já se disse os desenvolvedores tomaram muito cuidado para não violarem (de forma tradicional) as regras estabelecidas pelo Google. Porque de outra forma já teriam sido removidos do ecossistema do playstore.
A sophos cita, por exemplo, casos de usuários se esqueceram de unsubscribe dum destes aplicativos e acabaram sendo cobrados somas de dinheiro muito altas para um aplicativo simples, por exemplo fala-se dum aplicativo leitor de códigos QR que cobra cerca de 104.99 dos seus usuários (vitimas) depois de passados 3 dias de trial de graça. A sophos também menciona outro aplicativo para GIF que chega a cobrar cerca d 214,99 dos seus usuários (vitimas).
A sophos contactou a Google denunciando cerca de 15 aplicativos que usam este modelo de negócios e há informações de ao Google decidiu remover 14.
Como pode ver, conforme sugere a imagem acima alguns destes aplicativos foram já baixados milhões de vezes por usuários do Android.
Espertalhões: Descobriu-se um golpe onde uns aplicativos Android davam muito dinheiro aos seus donos por serviços muito básicos
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:


No comments: