A empresa IBM (International Business Machines) anunciou que já pretende lançar o mais potente computador quântico já disponibilizado para uso comercial.
O anúncio feito a 18 deste mês, informava que ao IBM acabo de abrir um centro de computação quântica em Nova Yorque.
Segundo as informações avançadas pela própria IBM, este novo centro de computação quântica expande a maior frota de sistemas de computação quântica do mundo para o uso comercial ou para questões de pesquisas que já não serão limitados a ambientes laboratoriais de experimentação.
Importa porém recordar que a Gigante de tecnologia Google lançou no ano passado um computador de cerca de 72-qubits mas que foi para o uso interno apenas.
Segundo o IBM, desde o ano de 2016, houve cerca de 14 milhões de experiências feitas pela comunidade Global de usuários através da sua nuvem e diz terem sido publicados nesse período cerca de 200 folhas científicas.
Este sistema de computação quântica estará disponível no centro de computação quântica em Poughkeepsie no estado Norte-americano de Nova Yorque.
O director de pesquisas da International Business Machine chamado Dario Gil disse:
“A nossa estratégia desde que colocamos o primeiro computador quântico em 2016, foi mover a computação quântica para além de laboratórios experimentais isolados por um punhado de organizações para as mãos de dezenas de milhares de usuários. Para empoderar uma comunidade emergente de educadores, pesquisadores e desenvolvedores que compartilham a paixão para revolucionar a computação quântica, construímos múltiplas gerações de plataformas de processadores as quais integramos nos sistemas quânticos de alta disponibilidade. Nos iteramos e melhoramos o desempenho dos nossos sistemas múltiplas vezes por ano e este novo sistema de 53-qubit agora incorpora a próxima família de processadores no nosso roteiro.”
Segundo Gil, “O único objectivo desta comunidade apaixonada é alcançar oque chamamos, vantagem quântica, construindo sistemas quânticos poderosos que podem ultmately resolver problemas reais enfrentados por nossos usuários que não são viáveis usando apenas os métodos clássicos de hoje, e, por tornar disponíveis ainda mais sistemas de computação quântica do IBM acredita-se que tal objectivo é alcançável.
Segundo a International Business Machines, tais sistemas de computação quântica são optimizados para confiabiblidade e reprodutibilidade de operações multi-qubit programáveis sendo assim, segundo, o IBM, estes factores habilitam a pesquisa computacional quântica "de ponta" com cerca de 95 por cento de disponibilidade.
Uma das grandes novidades que tudo isso vai trazer é um tipo de criptografia que onde se usaria umas estruturas de alta dimensão para encriptar dados que são capazes de criar quebra-cabeças matemáticos considerados impossíveis de se achar a sua solução se não houver a sua chave, e isto até por outros computadores quânticos.
Segundo o comunicado da IBM, a frota quântica que estará a ser disponibilizada dentro de um mês.
Quanto às vantagens no avanço da tecnologia de computação quântica, a IBM diz que ela poderia abrir portas para uma vasta gama de novas descobertas cientificas como a descoberta de novos medicamentos, novos materiais, novas formas de modelar dados financeiros para efectuar melhores investimentos, grandes melhoramentos para correntes de fornecimento.
O IBM cita que já tem clientes e parceiros como o J.PMorgan Chase e Mitsubishi chemical.
A tecnologia está a avançar, a IBM já abriu um centro de computação quântica em Nova Iorque
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:
Reviewed by Ângelo Carter
on
September 30, 2019
Rating:

No comments: