Dono do site que disse que Armando Guebuza recebeu comissoes de USD 35 e 50 milhões está a ser precisado pelos EUA e já vai ser entrevistado via vídeo por um juiz espanhol no dia 20
![]() |
| foto: Jagz Mario |
Um juiz espanhol irá entrevistar o famoso denunciante (whistleblower) e hacker Julian Assange, fundador do site wikileaks, para apurar factos sobre clamores de que uma empresa de segurança espanhola esteve a conduzir actividades de espionagem contra o hacker.
O juiz espanhol, que responde pelo nome de José De La Mata, quer tentar apurar a verdade sobre as alegações de que a empresa de segurança chamada UC Global colocou secretamente microfones escondidos dentro da embaixada do equador em Londres onde Assange esteve em asilo por mais ao menos 7 anos.
A UC Global, foi renovar o equipamento de segurança que estava a operar dentro da embaixada do equador em Londres em 2017, e diz se que foi neste tempo que foi neste tempo que a empresa instalou cameras de segurança equipadas com microfones.
E há rumores de que a UC global providenciou as informações que obteve nessas actividades à serviços de inteligência do equador e dos Estados Unidos, e os EUA na verdade já haviam feito um pedido de extradição contra Assange acusando de 17 crimes.
Dentro da embaixada Julian Assange parecia já ter suspeitas de que o estavam a espiar (quem não teria) e para contornar isso ele usava um dispositivo para distorcer a sua voz, escondido dentro duma lampada, e fazia seus encontros nos balneários femininos.
A entrevista de Assange pelo juiz está agendada para o dia 20 deste mês feita via vídeo link
Donde vem esta confusão com esse tal de Julian Assange?
Assange é um programador activista e jornalista australiano nascido em queensland no dia 3 de Junho do ano 1941. Tendo tido uma infância incomum, diz se que ele passou grande parte dos seus primeiros anos de vida viajando com a sua mãe, tendo estudado em aproximadamente 37 escolas diferentes como também teve educação caseira.
No ensino superior ele estudou programação de computadores, física e matemática, não chegou, porem a concluir o grau académico.
Diz-se que Assange descobriu a sua paixão por computadores na adolescência tendo recebido o primeiro computador como presente da sua mãe, e muito cedo ele desenvolveu talento para invadir “hackear” sistemas de computadores.
Em 2006 ele fundou aquilo que pode ser chamado de pesadelo para muitos governos e que levaria o levaria à fama por todo o mundo, o famigerado Wikileaks.
O Wikileaks foi projectado para ser um site para colectar e distribuir ao público informações confidenciais sobre governos, políticos e outros em escala global, o site até falou do nosso ex-presidente Guebuza em 2010 e duma suposta rede de barões da droga ligada a altas figuras da Frelimo em Moçambique como verá nos parágrafos a seguir.
O site foi lançado oficialmente em 2007 na Suécia, porque aquele pais do norte europeu tem politicas fortes de protecção do anonimato das pessoas.
O Wikileaks, ainda que pouco conhecido por muitos moçambicanos, é um site muito, mas muito polémico. Em 2007 o site trouxe um manual militar americano com informações detalhadas sobre o centro e detenção de Guantanamo.
Foi em Abril de 2010 que Julian Assange conseguiu chamar atenção internacional quando publicou um vídeo de soldados americanos a atirarem dum helicóptero contra cidadão civis no irão. Se você seguia a notícias internacionais naquele tempo então deve provavelmente saber tais informações haviam sido providenciadas ao Wikileaks por Bradley (que agora é Chelsea) Manning.
Foi também em 2010 que o wikileaks publicou, citando telegramas da embaixada Norte americana em Moçambique, informações que diziam que o nosso ex-presidente, Guebuza, granjeou comissões secretas de 35 e 50 milhões de dólares no negocio da compra da hidroeléctrica de Cahora Bassa a Portugal, e que na verdade que este homem da “muita poeira” está envolvido em "todos os acordos de mega projectos de milhões de dólares, com estipulações nos contratos que determinam que se trabalhe com o sector privado” aqui no pais do pandza.
Em Agosto do mesmo ano de 2010 a Suécia emitiu um mandado de prisão contra Julian Assange sob alegações de estupro e abuso sexual. Assange negou as acusações e dizendo que os dois casos dos quais ele era acusado eram consensuais.
No fim de 2010, em Dezembro, Julian Assange foi detido em Londres mas liberto por fiança de 40.000 libra pago por seus apoiantes, mas em Maio de 2012 a corte suprema decidiu que Assange devia ser extraditado para a Suécia para responder as alegações contra ele, porem um mais de nome equador lhe ofereceu asilo político e começou a viver na embaixada equatoriana em Londres.
Assange esteve em asilo político na embaixada equatoriana por cerca de 7 anos, escondendo-se das acusações de estupro vindas da Suécia, porem em Abril deste ano, aos 11 da mês, o equador revogou o asilo ao hacker, e ele foi preso pelos ingleses no mesmo dia e levado para a prisão de máxima segurança em belmarsh.
Fique atento para uma série de artigos sobre Julian Assange e a tecnologia.
Dono do site que disse que Armando Guebuza recebeu comissoes de USD 35 e 50 milhões está a ser precisado pelos EUA e já vai ser entrevistado via vídeo por um juiz espanhol no dia 20
Reviewed by Ângelo Carter
on
December 09, 2019
Rating:
Reviewed by Ângelo Carter
on
December 09, 2019
Rating:

No comments: