"Goner" um vírus clássico que deu dor de cabeça à muita gente


Houve um vírus baptizado de “Goner” que causou problemas em Dezembro de 2001, em vários sistemas de E-mail pelo globo. 

Foi ate preciso alertar a vários internautas que o apagassem com rapidez se assim que o recebessem, em suas maquinas. 


Naquele tempo, um porta-voz dos serviços de segurança, Messagelabs, chamado Alex Ship informou que o vírus estava a se espalhar com um velocidade tremenda e já chegavam aos milhares as pessoas que o haviam recebido. 


Era um vírus, que, na verdade, se envia a si mesmo em massa através de serviços de e-mail e procurava destruir programas de antivírus nos computadores, o que foi extremamente problemático para aqueles que tivessem o azar de o receber. 


Segundo informações, o e-mail infectado tinha uma palavra "HI" (que em português significa "oi") e o espaço do assunto e o próprio corpo do texto vinha escrito " quando vi este screensaver, imediatamente pensei em você. Estou com pressa, prometo que iras amar" , diz se também que o e-mail possui um anexo com o nome de "Gone.scr". 

Peritos da área acreditaram que "Goner" tivesse vindo da europa



Foram cerca de dezassete países afectados pelo virus "Goner" em 24 horas com dados apontando para a Franca os Estados Unidos da América e a Inglaterra como os paises mais afectados naquele tempo. 


Segundo o senhor porta-voz da Messagelabs foram cerca de 30 mil relatos recebidos em 24 horas. 

Houve ate uma investigação de caracter criminal no sentido de se procurar a pessoa que Havia criado o "Goner". 

Outros Vírus de computador que também já trouxeram dor de cabeça  


Recordar que já houve outros vírus que igualmente trouxeram dor de cabeça para usuários de milhões de dispositivos por todo o mundo como por exemplo: 


O Sasser, que basicamente punha o sistema da vítima em tamanha lentidão, colapsos e depois tornava difícil a restauração sem desconectar a carga da da máquina. Espalhou-se para milhões de computadores e os danos causados pelo vírus rondavam nos 18 bilhões de dólares. 


Zeus um Cavalo de Troia que foi descoberto la para 2009, a sua actividade maliciosa consistia em gravar o que os usuários vítimas digitavam em seus teclados roubando dessa forma várias credencias online. 


Code Red, reproduzir-se varias vezes desgastando recurso da máquina vítima, deixava um backdoor para permitir acesso remoto ao seu computador, e lançava um Ataque DoS (de negação de serviço). 



ILOVEYOU há quem diga que este vírus tenha infetado cerca de dez porcento de todos os computadores que existiam na época em que esteve activo. Era enviado um e-mail com um anexo fingindo ser uma declaração de amor quando na verdade, tratava-se dum ficheiro que vinha com um script malicioso, que uma vez clicado, eram enviados emails para todos os contactos da sua lista de emails espalhando-se de forma “viral”. 


"Goner" um vírus clássico que deu dor de cabeça à muita gente "Goner" um vírus clássico que deu dor de cabeça à  muita gente Reviewed by Redacção on September 17, 2019 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.